Por Fernando Amaral

Wall Street fechou positivo na sexta-feira passada, com relatórios de lucros corporativos fortes. O relatório trabalhista dos EUA mostrou que a economia dos EUA adicionou 467 mil empregos em janeiro, muito acima das expectativas do mercado de 150 mil, fortalecendo o argumento para um aperto mais rápido da política monetária e também elevou os rendimentos dos títulos de renda fixa. O Nasdaq saltou 1,6% e encerrou a semana quase 3% em alta, o S&P 500 teve alta de 0,5%, enquanto o Dow Jones fechou com pouca variação após cair mais de 300 pontos nas mínimas da sessão.

No Brasil, o Ibovespa reagiu na sexta após dois pregões em queda e garantiu a quarta semana de alta, sustentado pelos estrangeiros. A Bovespa encerrou o dia com ganho de 0,49% a 112.244 pontos, acumulando alta de 0,30% na semana. Na semana, preferenciais classe A Braskem lideraram o Ibovespa, escalando 8,18%, com anúncio de simplificação da estrutura acionária para posterior entrada no Novo Mercado. Foram seguidas por preferenciais da Bradespar, 6,01%, e ordinárias Locaweb, 5,99% embaladas pelo desempenho no dia, após relatórios do Itaú BBA e do Morgan Stanley recomendarem a compra dos papéis. Na ponta negativa, a ordinária da BRF liderou as perdas, 17,94%, após oferta subsequente de ações; a ordinária EZTec caiu 10,81%, pressionada pela alta nos juros futuros; e preferencial Alpargatas cedeu 10,16%.

Na semana que se inicia, o foco dos investidores se volta para o relatório do CPI dos EUA, que provavelmente mostrará que a taxa de inflação aumentou para 7,3% no mês passado, um novo recorde desde junho de 1982. A volatilidade do mercado deve continuar e uma leitura mais quente do que o esperado aumentará especulação de uma postura mais hawkish do Fed e pressão dos rendimentos do Tesouro ainda mais altos. Outros lançamentos importantes para os EUA incluem a estimativa preliminar para o sentimento do consumidor de Michigan, o otimismo comercial do NFIB e dados comerciais.

Na frente de ganhos, Pfizer, Amgen, Walt Disney, Coca-Cola, PepsiCo, Twitter e Under Armour devem divulgar resultados trimestrais. 76% das empresas que reportaram lucros até agora superaram as previsões de mercado, de acordo com a Factset, mas houve algumas surpresas no lado negativo, inclusive da Meta Platforms.

Em outros lugares da América, a balança comercial do Canadá, a inflação e as vendas no varejo aqui do Brasil, a inflação do México e a produção industrial também estarão em destaque. O Banxico decidirá sobre a política monetária e poderá eventualmente continuar o ciclo de aperto iniciado em junho do ano passado.

Na Europa, o Reino Unido publicará a estimativa preliminar do PIB, com os mercados prevendo uma expansão de 1,1% nos últimos três meses de 2021. O investimento empresarial para o quarto trimestre, produção industrial e dados comerciais também devem ser divulgados na próxima sexta-feira. Os investidores também ficarão de olho nas vendas no varejo, exportações, importações e números finais do IPC da Alemanha; na Itália as divulgações de vendas a retalho e produção industrial; na Espanha temos dados da produção industrial; inflação na Rússia; Turquia produção industrial e vendas no varejo; e a taxa de inflação da Suíça. O Riksbank sueco provavelmente deixará as taxas de juros inalteradas, mas o banco central da Rússia deverá entregar outro aumento de 100bps, enquanto na Polônia, o banco central deverá aumentar os custos de empréstimos em 50bps.

Enquanto isso, a crise na Ucrânia permanecerá no centro das atenções e vários líderes políticos se reunirão para tentar resolver os conflitos. O chanceler alemão, Olaf Scholz, se reunirá com o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente francês, Macron, está prestes a visitar a Rússia e a Ucrânia.

Na China, os investidores retornarão de suas férias de longa semana e seguirão o PMI da Caixin Services e os indicadores de crédito, incluindo novos empréstimos em yuan. No Japão, dados importantes a serem observados incluem gastos das famílias, índices principais e coincidentes, pesquisa Eco Watchers e preços ao produtor. Na Índia, é provável que o RBI mantenha sua principal taxa de recompra inalterada em 4%, mas alguns investidores acreditam que o banco central poderia aumentar a taxa de recompra reversa. Alibaba, Nissan, Softbank Group, Honda, Toyota e Coal India estão entre as empresas que devem divulgar resultados durante a semana.

Enquanto isso, a Indonésia e a Malásia publicarão os números de crescimento do PIB para o quarto trimestre e espera-se que o Banco da Indonésia e o Banco da Tailândia mantenham as taxas estáveis.

Na Austrália, as expectativas de inflação, a confiança empresarial do NAB e a confiança do consumidor Westpac também devem ser divulgadas nessa semana.

Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional. É embaixador do Traders Club no Rio Grande do Norte.

Instagram @professorfernandoamaral