É ponto pacificado que a rotina, por vezes, nos corrói no cotidiano.  Você, leitor, já chegou ao final do dia com a sensação de que resolveu milhares de problemas e – paradoxalmente – não avançou em nada concreto? Se essa pergunta foi respondida com um sonoro “SIM”, não se preocupe: esse problema é enfrentado por 10 entre 10 executivos na atualidade.

O cenário citado acima ainda pode ser agravado se a situação crítica se arrastar por um tempo maior. Nessa circunstância, não apenas as atividades tornam-se improdutivas, mas as ações estratégicas planejadas em outrora também. O ciclo da Operação “devorar” a Estratégia pode levar o seu negócio à ruína, pode confiar.

Dessa maneira, nos perguntamos se há alguma ferramenta que nos guie e seja semáforo do que precisamos implantar na prática. Em verdade vos digo: a ferramenta existe, é de fácil manejo e tem o NOME 6W2H. Vamos à explicação?

6W2H é uma modernização de uma ferramenta clássica da Administração chamada 5W2H (+ 1 W na história). De forma simplória, os 8 indicadores (6 + 2) possuem o objetivo de nortear gestores como um radar de execução de ações. Mas o que significa os 6Ws e os 2Hs. Confere abaixo:

What – O que precisa ser feito? / Who – Quem fará? / When – Quando será feito? / Where – Onde será feito? / Why – Por que será feito? / Wins – Quais benefícios serão concretizados?

How – Como será feito? / How Much – Quanto custará?

Contou? 6W2H (8) são os parâmetros que servirão de farol para a execução das suas atividades prioritárias e que permitirá que você não seja devorado pelo Dinossauro da rotina.

Vamos colocar em prática?