O ano parece que começou de verdade! A sensação de volta as aulas da criançada, os encerramentos dos recessos e retorno das férias nos mostra que 2022 engrenou.

Falamos em outro post da diferença entre metas e objetivos, lembram? A virada de ano suscita um ar de renovação de planejamentos para todos nós, afinal, um novo ano se inicia enchendo nossos corações de esperança. Contudo, muitas pessoas entram no automático das suas rotinas e esquecem de planejar o que elas almejam no final desse novo ciclo, o que pode gerar um sentimento de frustração no dia 31/12/2022.

Para ajudar vocês, leitores, gostaria de dar 5 dicas rápidas e eficazes de como criar metas atingíveis e relevantes para 2k22. Vamos nessa?

1 – Separe as metas por eixos – segregue seus objetivos por uma categorização que faça sentido pra você: família, profissional, financeiro e saúde são tipos de eixos que podem estar dentro do seu rol de metas anuais. Essa separação objetiva, acima de tudo, que você consiga focar no que é importante

2 – Crie um número razoável de metas – trabalhar com um número grande ou pequeno demais de metas pode gerar frustração ou falta de controle. Atuar com 3 metas por eixo está de bom tamanho

3 – Gere temporalidade – estipule prazos. Por mais que o ano seja feito por 365 dias, não deixe para atingir seus resultados ao final do ano somente. Crie metas que possam ser atingidas durante a jornada, em meses anteriores a dezembro, não somente “nos 45 do segundo tempo”

4 – Revise e replaneje, se necessário. Durante um ano, muitas coisas mudam. Se você perceber que o curso do planejamento mudou fortemente, não se furte de alterar seu plano de metas, seja pra melhor ou para um pior cenário

5 – Escreva suas metas. Nada de deixar metas na cabeça: nossa mente/memória são falhas. Escreva suas metas quantificadas em um local de fácil acesso (bloco de notas do celular, agenda de papel) onde você possa estar sempre acompanhando o desenrolar do que fora planejado.

Agora é com você! Mãos à obra e boa sorte!