Por Fernando Amaral

O Ibovespa encerrou em leve queda no pregão da sexta passada, descolando das perdas em Wall Street, passando a registrar o segundo avanço semanal consecutivo, com alta de quase 2,0%, beneficiado pela entrada de estrangeiros e fluxo comprador. Destaque negativo ficou para o setor de materiais básicos, que acompanhou a queda do minério de ferro nos mercados internacionais. Nos Estados Unidos, o Nasdaq reportou a pior semana desde outubro de 2020, pressionado na sessão pelo balanço da Netflix, e cai mais de 10% ao ano.

O Ibovespa acumulou ganho semanal de 1,88%, mesmo com a queda de 0,15% na sexta, fechando em 108.941 pontos, pressionado pelo exterior em pregão volátil. As melhores performances foram Americanas ON e PN subindo 15,37% e 15,32%, respectivamente. A JHSF ON também performou bem subindo 12,38%. As vilãs foram: Braskem PN, caindo 7,59%; Embraer ON com queda de 6,72%, e da BRF com recuo de 6,63%.

Como eu venho alertando desde início de dez/21. Bovespa agora vai pra cima…

 

Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional. É embaixador do Traders Club no Rio Grande do Norte.

Instagram @professorfernandoamaral