
A Amazon diz que recebe a confirmação do Pix em dez segundos
Pouco mais de um ano após o lançamento bem sucedido do Pix, a Amazon passou a aceitar a ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central nos últimos dias de acordo com o Tecnoblog. Relatos dizem que o Pix já aparece como alternativa de pagamento a uma compra ao lado dos cartões de crédito, boleto, cartões de débito e vale-presente da Amazon.
Ao optar por ele, um QR code aparece na tela após fechar o pedido, além de um código do Pix Copia e Cola. Este último formato é mais útil para quem paga por apps bancários de celular, pois em vez de necessitar de uma câmera para escanear a tela de um segundo aparelho, basta o cliente colar o código e concluir a compra.
O código tem vencimento de 30 minutos. Se o pagamento da compra não for concluído neste intervalo de tempo, o pedido é cancelado e precisa ser refeito.
A Amazon diz que recebe a confirmação do Pix em dez segundos. Assim como nas demais formas de pagamento, a empresa envia ao cliente um e-mail com detalhes do pedido, como data de entrega estimada.
Vantagens e desvantagens
Uma das vantagens do Pix sobre os demais métodos é a facilidade de estorno em caso de pedidos cancelados ou devolvidos. A Amazon informa na página de ajuda que o reembolso é processado na conta Pix do cliente dentro de um dia após receberem a devolução do produto. Para casos em que a loja online não pode devolver o dinheiro na conta Pix por ela não existir mais, o reembolso será feito na forma de um vale-presente.
Já os estornos de cartão de crédito costumam demorar dias ou semanas e podem cair na fatura do mês seguinte à compra. Em pagamentos com boleto, muitas vezes é preciso contatar o atendimento da loja para receber o valor de volta no banco de sua preferência.
É importante avisar que a Amazon não aceita Pix para comprar e-books, pedidos com um clique, para pagar assinaturas como o Amazon Prime, programar o Programe e Poupe (iniciativa de entregas recorrentes da empresa), pagar por produtos na pré-venda ou para compras acima de R$ 10.000. Também não é possível definir o Pix como a forma de pagamento padrão.
FONTE: Canaltech via Tecnoblog | FOTO: Divulgação