Há tempos venho estudando e me encantando com o conhecimento passado pela ciência do marketing. Acredito que ela é fundamental para o advogado 4.0 e será ainda mais para o 5.0.

Não tenho o conhecimento profundo para debater temas técnicos do marketing, coisa que deixo para o meu amigo Beto Canuto, na coluna Toró de Pitacos, mas quero trazer alguns pontos para reflexão.

Primeira, não há como prosperar na profissão de advogado sem marketing. Por mais que você seja um excelente profissional, as pessoas tem que conhecê-lo para que seja possível o desenvolvimento do trabalho. Não existe advogado sem cliente, portanto, não existe profissão sem marketing.

O tradicional boca a boca é ainda extremamente válido para o desenvolvimento da profissão. Marketing com um nível de assertividade gigante. No entanto, na era das redes sociais, a questão é como fazer marketing na internet. O dilema está em aderir ou não aos reels do instagram, fazendo dancinhas para se apresentar ao grande público.

Em 2018, a ciência do marketing foi impactada com um livro chamado Authority Marketing, em que os autores apresentam/reforçam a possibilidade de fazer marketing na internet através de autoridade carismática do apresentador. No mundo da internet, a figura do marketing de autoridade estaria no influenciador digital. Essa seria a pessoa a conduzir o processo de autoridade, através da transferência de conhecimento.

No direito brasileiro ainda não temos grandes influenciadores digitais que demonstrem claramente esse marketing de autoridade. Nas finanças já temos hoje a figura do Tiago Nigro que leve para seus influenciados conhecimento e transformação com o propósito de educação financeira.

Temos aí um gap que pode ser preenchido pelo advogado 5.0.

Mais uma provocação que deixo aberta, convidando para que possamos discutir nos próximos textos.

Aguardo também os comentários.