Quem tem lido o Portal Juristec e me acompanha nas redes sociais (@professorfernandoamaral) viu que desde minha postagem em 03/10/21 aonde eu projetava uma recuperação do Ibovespa, que realmente houve uma virada na maré… O movimento de queda se interrompeu e desde então o índice já subiu 1,6%. Quem lê o money up sabe mais e sabe antes.

Nessa semana no Brasil, o Banco Central forçou queda do dólar com leilões de swap. Um ambiente menos turbulento politicamente e mais otimista com mais clareza sobre um apagão energético no país fez o Ibovespa retomar os 114 mil pontos. O índice encerrou o pregão de sexta-feira na máxima em um mês, com dados econômicos e balanços positivos no exterior puxando o setor financeiro e de varejo. O índice subiu 1,29% ontem, a 114.647 pontos, e acumulou alta de 1,61% na semana. Já o dólar futuro recuou 0,99% ontem, a R$5,474, com leilão extra do Banco Central e sinalizações de mais intervenções no câmbio. Na semana, o dólar caiu 1,0%. A curva de juros futuros avançou em toda extensão em até 14 pontos-base, de olho nos riscos fiscais.

Nessa semana, as ações da GPA ON, 25,85%, lideraram as altas do Ibovespa, depois que a empresa alienou 71 hipermercados Extra à rede Assaí, por R$5,2 bilhões. As ações da Americanas ON subiram 11%, após desistir de uma possível fusão com a Lojas Marisa. Banco Pan também recuperou perdas recentes com a precificação da aquisição da Mosaico e avançou 8,33%. No negativo, Méliuz ON perdeu 12,39%, com realização de lucros e tecnológicas em baixa. Assaí ON caiu 4,15%, com o investidor também precificando a transação com GPA. Minerva ON caiu 3,17%, impactada pelo recuo no dólar.

Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional.

Instagram @professorfernandoamaral