
Todos os olhos se voltam para o relatório de emprego dos EUA na próxima semana, que provavelmente mostrará o crescimento da geração acelerada de empregos em setembro, bem como pesquisas PMI de serviços mundiais. Uma reunião OPEP + que deve oferecer orientação sobre os planos de produção de petróleo da coalizão de países produtores. Em outros mercados, os principais dados a serem observados incluem o saldo do comércio exterior dos EUA e pedidos de fábrica; Comércio varejista na zona euro; Preços da habitação no Reino Unido; Moral dos negócios da Austrália; e gastos familiares e conta corrente no Japão. Os bancos centrais da Austrália, Nova Zelândia e Índia decidirão sobre a política monetária.
Aqui no Brasil as ações ordinárias da PetroRio lideraram as altas do Ibovespa na semana, subindo 19,83%, com petróleo valorizado e a possibilidade de adicionar mais campos de óleo ao portfólio. As ordinárias da Marfrig e BRF vieram na sequência, subindo 13,86% e 10,75%, surfando no “superciclo das carnes”, que favorece as exportadoras nacionais. As maiores baixas foram as units e preferenciais do Inter, 16,34% e 15,69%, reduzindo ganhos de ambos a cerca de 55% no ano. Méliuz ON caiu 9,50%, com juros e inflação pesando no consumo. Na semana, porém, acumulou queda de 0,34%. Ontem o índice subiu 1,73% a 112.899 pontos.
O que eu vejo? Com mais dados sobre a crise financeira na gigante imobiliária chinesa Evergrande e do panorama da pandemia do Coronavírus no mundo, a pauta que está em voga é uma alta global da inflação. Países estão impressionados com uma inflação de oferta (efeitos do #FicaEmCasa que quebrou as cadeias de produção e distribuição) e que veio pra ficar. Ainda é tempo de cautela mas já dá pra ficar mais otimista com alta no mercado, principalmente aqui no Brasil. Isso impacta diretamente empresas do varejo com Magazine Luiza e Via Varejo.
Alguns drivers:
Europa com o drama da inflação dos alimentos e de um desabastecimento pleno de combustíveis.
Estados Unidos com alta de rendimentos do tesouro derrubando bolsas ao redor do mundo incorporando aumento dos rendimentos refletindo o aumento da inflação diante da retomada da economia e queda do desemprego, e a necessidade de financiamento do governo para o endividamento galopante do governo Biden para financiamento das ações do governo para enfrentamento da crise.
Brasil às voltas com crises entre poderes e definição do orçamento 2022 ponderando fim da Regra de Ouro do Teto de Gastos baseado em “calote” de precatórios para bancar aumento do Bolsa Família.
China, nosso principal parceiro comercial, o Shanghai Composite Index subiu 32 pontos ou 0,9% para fechar em 3.468 pontos em 30 de setembro, impulsionado por relatórios de que Pequim se comprometeu com o fornecimento de carvão para a indústria antes do inverno. Enquanto isso, o PBoC injetou hoje um total de CNY 100 bilhões no sistema bancário, o décimo dia consecutivo de injeções de dinheiro. Para o mês, no entanto, o índice ficou quase estável, com os investidores digerindo dados econômicos indefinidos da China, já que a atividade fabril encolheu inesperadamente, enquanto o setor de serviços se recuperou fortemente. Os investidores também continuaram a acompanhar as atualizações sobre a crise da dívida de Evergrande, já que a empresa parecia perder seu segundo prazo para pagamento de juros de títulos dos credores em uma semana. Em Hong Kong, o mercado reduziu as perdas, em meio a uma recuperação no setor intensivo de energia. O SSE estará fechado de 1 a 7 de outubro em feriado nacional na China.
Fernando Amaral possui 25 anos de experiência em finanças corporativas com passagem em empresas multinacionais como Coats Correntes, Souza Cruz, Oi. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona finanças e economia em universidades de âmbito estadual e nacional.
Instagram @professorfernandoamaral