Cá estamos nós, novamente, agora para falar de formação 5.0.

Acredito que seja consenso entre todos que a educação é a grande ferramenta de desenvolvimento do ser humano.

A expectativa causal é que quanto mais educado o indivíduo mais evoluído ele será. Mesmo que a variável “educação” sofra diversos outros impactos como, por exemplo, o da cultura, é ela preponderante na construção do ser humano.

Pois bem, estamos vivendo numa sociedade 4.0, sociedade virtual, em rede, que precisa se educar para o estágio 5.0, em que abraçaremos a era cognitiva, a economia em plataforma, dentre outras características.

Estamos preparados para esse cenário? Acredito que não, até mesmo porque existe um “delay” natural das mudanças sociais e econômicas das mudanças estruturais.

O fato é que precisamos mudar o viés de observação da educação para que ela possa continuar sendo a grande ferramenta de desenvolvimento do ser humano.

No campo das ideias, é preciso inserir na formação de todos temas que estão presentes nesse cenário: inteligência artificial, economia colaborativa, sociedade virtual, amarrando conceitos que são fundamentais para a estruturação da sociedade como ética, por exemplo.

Mais uma provocação que deixo aberta, convidando para que possamos discutir nos próximos textos.

Aguardo também os comentários.