Uma série de contas de importantes personalidades no Twitter foram sequestradas por hackers que exigiram resgate em moeda digital
O Twitter sofreu o pior ataque hacker já realizado por uma plataforma de mídia social na noite da quarta-feira, 15/07. Uma série de contas de importantes personalidades no Twitter foram sequestradas por hackers nesta quarta-feira, incluindo do candidato presidencial dos Estados Unidos Joe Biden, e usadas para pedidos de resgate em moeda digital. A informação está no portal Convergência Digital.
A falha de segurança que permitiu os ataques ainda não foi identificada, mais de uma hora depois da primeira onda de ataques, e com isso o Twitter decidiu de maneira extraordinária impedir que algumas contas verificadas publiquem conteúdo. Não ficou imediatamente claro se todos os usuários verificados da plataforma foram atingidos. Usuários verificados incluem celebridades, jornalistas, governos, políticos e chefes de Estado.
O Twitter não fez esclarecimentos, mas afirmou em comunicado que os usuários “podem não conseguir publicar um tuíte ou redefinir a senha da conta enquanto revisamos e solucionamos este incidente”. Alguns dos maiores usuários do Twitter tinham dificuldades para restabelecer o controle de suas contas. No caso do bilionário presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, por exemplo, um tuíte que exigia criptomoeda chegou a ser apagado, mas mais tarde outro apareceu e depois um terceiro.Várias contas de organizações ligadas à criptomoedas também foram sequestradas.
Dados públicos de blockchain mostram que os hackers já receberam mais de 100 mil dólares em criptomoedas. Alguns especialistas afirmam que o incidente deve criar dúvidas sobre o nível de segurança adotado pelo Twitter.
Num comunicado, o Twitter informou que foi vítima de um “ataque coordenado de engenharia social”. Aparentemente, um funcionário do Twitter foi o caminho dos hackers. Ainda está sendo investigado se o próprio funcionário do Twitter invadiu a conta ou deu a ferramenta aos hackers, teria dito um porta-voz do Twitter ao portal Motherboard. “Usamos um representante que literalmente fez todo o trabalho para nós”, disse uma das fontes dos hackers ao Motherboard.As contas prejudicadas não tiveram permissão de postagem por cerca de duas horas como precaução.
A engenharia social segue sendo a técnica mais eficaz utilizada por agentes maliciosos na hora de elaborar golpes para roubar dados corporativos sigilosos porque atinge o elo mais fraco da segurança da informação: as pessoas. Durante a pandemia, diferentes empresas especializadas confirmam que os golpes aumentaram mais de 300% no Brasil, entre fevereiro e abril.
FONTE: Convergência Digital | FOTO: Pixabay