A maioria das empresas lida com grandes avanços tecnológicos depois de esperar e aprender com organizações que deram os primeiros passos antes. Por isso, especialistas do Gartner defendem que os CIOs adotem abordagens mais rápidas para acompanhar as tendências de mercado. A informação está no portal CIO From IDG.
“Os CIOs podem ajudar a empresa a sobreviver e prosperar por meio da renovação digital, incentivando o CEO e os líderes empresariais a adotar novas estratégias”, explicam Leigh McMullen e Dave Aron, analistas do Gartner.
Em um recente trabalho de pesquisa, os dois analistas sugerem cinco possíveis estratégias para a renovação:
Ofensiva: Adquirir ou construir recursos capazes de alimentar um negócio digital. Isso requer investimentos significativos e estratégias voltadas para o sucesso.
Defensiva: Vender negócios convencionais para liberar capital e focar a atenção administrativa para soluções digitais.
Destrutiva: Oferecer serviços gratuitamente para aumentar o número de clientes para os quais serviços premium podem ser oferecidos.
Auto-renovação: Mudar de um negócio convencional para um digital antes que os concorrentes forcem as atitudes.
Acaso: Construir capacidades técnicas básicas e ferramentas sobre as quais os parceiros podem criar negócios digitais.
Além das sugestões de estratégias, os analistas do Gartner alertam para a escolha dos fornecedores na hora da implantação de novas tecnologias. “A maioria dos provedores afirma oferecer soluções ‘digitais’ ou ‘negócios digitais’, mas eles estão apenas usando esses chavões para vender peças de TI convencionais. Em vez disso, escolha fornecedores que ajudem você a pensar em como sua ideia de negócio digital deve ser executada.”
Tendências
Para McMullen e Aron, existem algumas tecnologias que serão tendência para os próximos anos. A combinação do blockchain com a capacidade inteligente de decisão da IA e os poderes da IoT devem criar negócios completamente inovadores.
Nesse cenário, os CIOs são aconselhados a educarem o CEO e outros líderes sobre essas tecnologias, a fim de compreender as implicações estratégicas de sua adoção. Dentro dessa perspectiva, as empresas devem decidir em quais aplicações investir com base em seu setor específico. Além disso, as gerências também precisam ser reorientadas para cultivar talentos, pois o sucesso da implantação dessas tecnologias depende disso.
“Hoje, os gerentes passam a maior parte do tempo desempenhando funções da era industrial, como controle de qualidade, dando instruções e elaborando relatórios sobre o trabalho realizado”, explicam os analistas. “Na era digital, os gerentes precisam contratar trabalhadores ágeis e tecnicamente eficientes, e precisam dar a esses colaboradores a liberdade de criar soluções para os problemas dos negócios por conta própria.”
Fonte: Cio From IDG | Foto: Pixabay