Empresários que fornecem bens e serviços ao Governo Federal, pregoeiros, servidores públicos e cidadãos passaram a ter acesso a um novo assistente virtual, a partir da terça-feira (19): a LIA (Logística com Inteligência Artificial). Essa nova ferramenta de comunicação é um chatbot – serviço de conversa e interação online por meio de aplicativo de mensagens. A informação está no portal do Ministério da Economia.

Um dos diferenciais da LIA é que essa assistente virtual conta com inteligência artificial, ou seja, tem a capacidade de entender o que o usuário quer dizer e de aprender com ele. Isto não ocorre em chatbots baseados em regras, que respondem a partir de palavras-chaves previamente cadastradas.

“A inteligência artificial abre uma nova era nos processos de contratações públicas”, afirmou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, durante o lançamento da ferramenta, realizada no 14º Congresso Brasileiro de Pregoeiros. De acordo com Heckert, além de promover maior eficiência na alocação de servidores públicos nessa área, o objetivo da LIA também é realizar uma assistência mais ágil e eficaz aos interessados.

A LIA é representada por um carrinho de supermercado estilizado e pode ser acessada na página inicial do Portal de Compras do governo federal, localizado no canto direito inferior da página.

Inicialmente, estão disponíveis informações sobre:

– Módulo de gestão de ata de registro de preço;

– Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf)

– Cadastro de reserva em ata de registro de preço;

– Consulta a atas de registro de preços;

– Termos de adesão às licitações.

FONTE: Ministério da Economia | Foto: Pixabay

 

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