Diversos estudos confirmam que ouvir música pode melhorar a produtividade. Novas pesquisas sugerem também que alguns gêneros são mais motivadores do que outros. A informação é da Época Negócios.

O som mais adequado para o trabalho é o rock clássico, seguido pelo rock alternativo e pelo pop. Por outro lado, hip hop, heavy metal, música eletrônica e country foram considerados os estilos que mais distraem, de acordo com estudo da Cloud Cover Music, serviço de streaming de música, publicado na Fast Company.

O que é considerado unânime entre a maioria dos entrevistados é que a música é melhor que qualquer outro ruído de fundo no local de trabalho, como toque de telefone e conversas — 94% dos participantes afirmaram ouvir música no trabalho, 42% rádio, 35% podcasts, 25% notícias e 15% preferem audiolivros e esportes.

De acordo com diz Meg Piedmont, gerente de projetos da CloudCover Music, que ajudou a montar o estudo, há uma série de tendências convergentes que fazem dos fones de ouvido um acessório necessário no local de trabalho. Os escritórios abertos, por exemplo, podem ter reduzido o orçamento imobiliário, mas também resultam em muita poluição sonora.

De fato, 30% dos entrevistados admitem usar fone de ouvido no trabalho, principalmente para bloquear o ruído de fundo, enquanto 46% dizem utilizá-los para evitar conversas com colegas.

“Ouvir música com fone de ouvido pode ajudar o profissional a manter o foco e sentir que tem seu próprio espaço em um local de trabalho aberto”, diz Piedmont. “Também é muito fácil ter acesso à música nos dias de hoje, seja pelo telefone ou pelo computador. ”

De acordo com o estudo, 82,2% dos entrevistados têm permissão para ouvir música no local de trabalho com fones de ouvido. Daqueles que ouvem alguma forma de áudio no local de trabalho, cerca de 42% o fazem durante todo o dia, 39,5% algumas vezes por dia e cerca de 19% apenas algumas vezes por semana.

FONTE: Época Negócios

Deixe um comentário