É quase a piada pronta do estagiário fazendo besteira. Mas, nesse caso, foi um trainee do Google que fez a companhia perder algo em torno de US$ 10 milhões.
Tudo isso por apertar o botão errado durante um treinamento sobre o sistema de anúncios online da companhia, em uma plataforma chamada Google AdX.
Segundo reporta o Financial Times, o erro fez com que um anúncio falso – um retângulo amarelo sem nada dentro – aparecesse por cerca de 45 minutos em vários sites e aplicativos de Estados Unidos e Austrália. A matéria é da Época Negócios.
Pior é que a compra de espaços para o anúncio, que não deveria ter sido concretizada, ainda ocorreu por um valor muito acima do que costuma acontecer.
O clique errado fechou exposições ao CPM (custo por mil impressões) de mais de US$ 25, enquanto o valor de mercado costuma ser entre US$ 2 e US$ 4.
O Google confirmou o erro e disse que irá honrar os pagamentos, resultando no prejuízo supracitado. “Um treinamento publicitário levou a um erro onde dinheiro foi dispendido em sites por aproximadamente 45 minutos.
Assim que ficamos cientes deste erro honesto, trabalhamos rapidamente para encerrar o andamento das campanhas de anúncios”, a empresa em comunicado, isentando o trainee envolvido de má fé no episódio.
O sistema de anúncios automatizados na internet é considerado vital para a companhia, que é líder disparada neste mercado. Até por isso, a revelação de fragilidades nesse sistema é extremamente sensível para o Google.
O Google AdX, também chamado de DoubleClick Ad Exchange, é um sistema “programático” de leilões em tempo real de anúncios em “sites premium”.
Uma vez disponibilizado nesse mercado virtual, o anúncio falso acabou sendo ofertado em diversos sites e apps que usam a plataforma. O Google afirma também que irá trabalhar em novas salvaguardas para evitar que um erro deste tipo aconteça novamente.
FONTE: Época Negócios