É inegável que a tecnologia tem tornado a dia a dia mais eficiente e facilitado a vida dos profissionais. Ela é uma grande aliada para aqueles que precisam otimizar tempo e aumentar a produtividade no trabalho. Existem muitas profissões que já estão cientes destas vantagens e passaram em investir no digital, como é o caso das áreas jurídica, RH e contabilidade, que se modernizaram e tornaram menos burocrático o dia a dia das atividades.
Advogados usam legaltechs para economizar tempo e dinheiro
O site Previdenciarista (Previdenciarista.com), plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário, é exemplo do uso da tecnologia para economizar tempo. Especializada em atender demandas de advogados que atuam em ações relacionadas à previdência social, a plataforma criada em 2013 ganhou o apelido de “Netflix” do direito previdenciário por disponibilizar mais de 2 mil petições para os advogados assinantes.
O site disponibiliza outras ferramentas como módulos fiscais por município, simulador de Fator Previdenciário, códigos de benefícios do INSS, calculadora do segurado, entre outros. “O nosso objetivo é colocar à disposição do advogado, por meio de uma assinatura mensal, conteúdos que o mantenham atualizado e que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de uma petição, por exemplo”, explica Renan Oliveira, cofundador do Previdenciarista.
Setor de RH também inovou ao investir em tecnologia
Outro segmento que está na carona dos avanços tecnológicos é o de RH. Conhecidas como HR Tech (human resources technology) ou RH Techs, os termos definem todas as iniciativas de inovação tecnológica no mercado de recursos humanos. No Brasil, cerca de 122 startups que estão se destacando ao fornecer serviços de tecnologia para a área, atuando em segmentos como recrutamento, avaliação de performance e gestão de processos, de acordo com estudo recente da Liga Ventures, aceleradora de startups.
Área de contabilidade investe em contador online
Outro setor do mercado de trabalho que está automatizando seus processos é a de contabilidade. Um dos exemplos desse avanço é o Contabilizei, startup que oferece o serviço contábil de fato, no lugar do contador tradicional, fazendo registros contábeis, elaboração dos relatórios e transmissões destes para o governo. Eles são contadores, porém online.
A startup foi fundada em 2012 e começou a operar oficialmente em 2013, após um período de desenvolvimento da plataforma e atende micro e pequenas empresas em mais de 30 cidades do país.
Por Henrique Rodrigues, da polinize.com
Leia matéria completa clicando aqui