Confiar no próprio país e encontrar formas inovadoras para driblar as crises financeira e política são as principais armas que os brasileiros têm em mãos para vencer o ódio e o risco à democracia, afirmou o ex-presidente Bill Clinton em debate na sexta-feira (21/09), na Expert 2018, evento de finanças realizado na capital paulista pela XP Investimentos. A matéria está no portal da Época Negócios.

“Não desista de seu país. O Brasil tem um território gigante que pode gerar grandes riquezas. É possível construir uma nação melhor, contanto que haja cooperação”, avaliou Clinton, que presidiu os EUA de 1993 a 2001.

Também presente no evento, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso corroborou com Clinton e acrescentou que o atual período eleitoral se difere dos anteriores devido à insegurança dos brasilerios. “Falta crença no país após tantos escândalos de corrupção, e ninguém gera confiança se não abrir perspectivas de futuro. Não adianta apenas criticar o passado.”

Na avaliação do tucano, as redes sociais mudaram a forma como os políticos fazem campanha eleitoral, uma vez que eles passaram a se conectar com o público quase que 24 horas por dia e agora têm de acompanhar e desmentir possíveis fakes news. “Eu tenho vários perfis falsos com fotos minhas. Um dia vou tomar posse deles por usucapião”, brincou o sociólogo.

A rapidez da internet, por outro lado, tornou os processos mais transparentes para o eleitor. “É necessário bom-senso por parte dos políticos e dos eleitores neste período que antecede as eleições. Falta conciliação. Eu vivi a ditadura e sei que sobreviver nessa selva [de agressividade] não é fácil”, aconselhou FHC, um dos criadores do Plano Real.

E neste cenário de incertezas o democrata norte-americano aconselha aos brasileiros pensar no longo prazo, descobrir tendências em meio aos fatos. “É preciso se questionar: qual país quero para meu filho quando ele tiver a minha idade?”, disse Clinton.

FONTE: Época Negócios (AQUI)

Deixe um comentário