Uma startup usa rastreamento visual e dados comportamentais para operar um novo conceito de supermercado em São Francisco, nos Estados Unidos, que abriu suas portas no início de setembro, o Standard Market. O objetivo é permitir que os compradores façam suas compras e saiam do estabelecimento sem obstáculos, ou seja, sem passar por caixas. As compras são debitadas automaticamente do cartão de crédito. A informação está no site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

São 27 câmeras espalhadas pelo teto que captam diversos dados sobre o comportamento de seus clientes, informa a reportagem. Para comprar, basta o cliente baixar o aplicativo da loja no seu smartphone, incluir o número do cartão de crédito, entrar na loja de 176 metros quadrados, pegar os itens desejados e sair. Não há qualquer barreira. As câmeras são programadas para identificar o comprador e os itens adquiridos.

Em vez de passar no caixa, clientes pagam por meio de aplicativo

A startup que criou a operação é a Standard Cognition, que levantou 11,2 milhões de dólares em capital de risco e formou parcerias com quatro redes de varejo em todo o mundo. O mercado de São Francisco é um protótipo para exibir a tecnologia, testá-la e aperfeiçoá-la. O objetivo é ambicioso: disponibilizar a tecnologia em nada menos que 100 lojas por dia até 2020.

O Standard Market faz parte da corrida para automação do varejo, e as empresas estão investindo em câmeras, sensores e máquinas inteligentes para substituir os caixas. Em janeiro, a Amazon abriu seu primeiro mercado nesse formato em Seattle. Na China, os experimentos desse tipo são ainda mais comuns, usando tecnologias como tags de identificação por radiofrequência e processo de verificação de um código de leitura facial.

A abordagem da Standard Cognition é diferente, pois depende exclusivamente das câmeras do teto e do software de inteligência artificial para descobrir quem é você e o está comprando. As câmeras registram os movimentos dos compradores, a velocidade, o comprimento da passada e o olhar. A vantagem é coletar dados preciosos para o varejista – se o cliente olha para um anúncio e por quanto tempo, pegou algo por impulso e desistiu, por exemplo. E sabe também se o cliente está tentando roubar algo.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios (Aqui)

 

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