A Qualcomm Technologies, uma subsidiária da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda., anunciou na terça-feira, 18 a inauguração do Qualcomm IoT Reference Center, seu primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas (IoT) no Brasil. A informação é do portal Mundo Digital.

A Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba – SP) e o CPqD foram as instituições selecionadas para colaborar com o projeto, que tem por objetivo contribuir para a inovação no país.

O Centro de Referência está localizado dentro do Smart Campus da Facens e terá o apoio do CPqD em seu primeiro projeto-piloto, focado no aprimoramento da segurança pública. A iniciativa fará o monitoramento de veículos por meio do uso de visão computacional embarcada e redes wireless para IoT.

Localizada no interior de São Paulo, iniciativa já conta com projeto-piloto (Reprodução)

Rafael Steinhauser, Vice Presidente Sênior da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda. e Presidente da Qualcomm para América Latina, explicou ao portal a importância do Centro de Referência. “A Internet das Coisas tem um enorme potencial no Brasil. O Qualcomm IoT Reference Center é uma plataforma de diálogo entre distintos atores ligados à tecnologia, como fabricantes, desenvolvedores e gestores públicos, e contribuirá para a capacitação de profissionais que estejam envolvidos em projetos e negócios de IoT”, afirma.

Para Antonio Beldi, presidente do Conselho Superior da ACRTS, mantenedora da Facens, “a criação desse Centro de Referência, conjuntamente com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações e CPqD, seguramente será um marco para a criação do ecossistema de negócios de Internet das Coisas no país”, afirma.

De acordo com Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD, “a Internet das Coisas impulsiona a economia brasileira com a adição de novas tecnologias que melhoram a qualidade de vida da população, em especial quando aplicadas ao ambiente urbano. O CPqD assume cada vez mais papel de protagonista dessa revolução no país; tivemos a honra de ter ajudado o Brasil a elaborar o Plano Nacional de IoT e estamos desenvolvendo inúmeras soluções de IoT, em conjunto com a indústria nacional. Com esta parceria estratégica com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações, empresa da Qualcomm Incorporated, reconhecida líder global, e com a Facens, importante organização para a formação de mão de obra para esta nova economia, o CPqD contribuirá fortemente para o processo de transformação digital da sociedade.”.

Para ler mais, clique aqui.

Deixe um comentário