A partir desta segunda-feira (08), a população pode autodeclarar raça/cor e nome social no aplicativo Meu SUS Digital, e orientação sexual e identidade de gênero, na ficha de cadastro de qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

A medida do Ministério da Saúde busca dar autonomia para os usuários registrarem suas informações pessoais e aperfeiçoar da atenção à saúde de todos os brasileiros com equidade. O objetivo é aprimorar o mapeamento de condições de saúde de diversos grupos da sociedade e viabilizar políticas públicas específicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados têm integração com o Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS). Através do sistema, as atualizações pelo aplicativo chegam às UBSs.

Como autodeclarar
– Acessar o aplicativo,
– Responda a autodeclararão
– Para editar o campo raça/cor ou atualizar nome social e endereço, acesse a aba “Meu Perfil”. Em “Registro de Autodeclaração”  corrija ou inclua uma nova informação

Para realizar a autodeclaração, será necessário que o usuário tenha conta com selo Ouro ou Prata de Confiabilidade no GOV.BR, caso o cidadão possua conta nível bronze.

Atualização dos campos de orientação sexual
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os campos de orientação sexual e identidade de gênero da ficha de cadastro de informação do cidadão são perguntas obrigatórias, feitas por profissionais durante o atendimento de saúde, com respeito à autonomia dos usuários, que podem escolher se querem ou não respondê-las, de acordo com o Ministério.

Sete orientações sexuais podem ser escolhidas:
– Heterossexual
– Gay,
– Lésbica
Bissexual
– Assexual
– Pansexual
– Outro

Sete identidades de gênero podem ser escolhidas
– Homem cisgênero
– Mulher cisgênero
– Homem transgênero
– Mulher transgênero
– Travesti
– Bão-binário
– Outro

FONTE: CNN Brasil | FOTO: Reprodução/Internet