Em um de nossos últimos artigos, conversamos um pouco sobre a simbologia do final de ano no que tange à revisão do que fora planejado versus do que foi atingido. Me recordo que teci algumas palavras sobre mudança, evidenciando de forma categórica que “nada muda se a gente não muda”. Ainda no texto, fiz questão de evidenciar que muito do que planejamos não é atingido pela falta de mecanismos que nos impulsionem rumo à direção correta, ou seja, da concretização das famosas metas. Ou seriam objetivos? Afinal, existe diferença entre meta e objetivo ou se tratam de termos sinônimos?

Caros leitores, em verdade vos digo: metas e objetivos, apesar de semelhantes, possuem aplicações práticas distintas e vou explicar melhor porquê. Objetivo se caracteriza como sendo um direcionamento em prol de um determinado alvo que se espera atingir.  Uma ideia, um norte. Digamos que – em comparação com a meta, o objetivo seja a “planta baixa” de um plano, um horizonte ainda turvo. Já a definição de meta vai um pouco além de um direcionamento: definimos meta como um marco que se almeja dentro de um espaço de tempo e com uma evidência concreta de resultado ao final da linha. Exemplificando, um objetivo de ganho de qualidade de vida seria “necessitar perder peso”. Transformando esse objetivo em meta, necessariamente precisamos inserir temporalidade e metrificação, convertendo esse objetivo em: “necessitar perder 6 kg em 2 meses”. Ficou clara a diferença? Na meta, o alvo de atingimento é claro e temporal. Na construção do objetivo, não há necessidade de uma mira tão apurada.

E qual a implicação de se ter a meta como norteador do nosso planejamento? Simples! Quando enxergamos um marco evidente ao final da linha, fica mais fácil o dimensionamento de recursos para atingimento daquele resultado. Quando dizemos “quero expandir minha empresa”, o foco ainda não está bem afinado; outrossim, ao afirmarmos que “desejo dobrar a quantidade de lojas em um ano”, o planejamento de recursos e energia fica mais fácil de ser concebido, percebe?

E você, guia sua carreira e empresa por metas ou objetivos?

startaup