Após quase 8 (oito) meses de diversas mudanças na vida, envolvendo o aspecto profissional, pessoal e acadêmico, volto a fazer algo que gosto, que é ESCREVER. Afinal, quando paramos para colocar em um papel os nossos pensamentos, temos a oportunidade de exercitar a mente e, em especial, compartilhar aquilo que atribuímos importância.

Para aqueles que ainda não conhecem a coluna “Insights Jurídicos”, destaco que aqui é um espaço para ideias e pensamentos que possuem alguma relação com o meu dia a dia e que, com toda a certeza, refletem os interesses daqueles que integram a área jurídica.

Após ser submetido a um processo eleitoral, no dia 01/01/2025, inclui nas minhas responsabilidades profissionais o exercício da Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte, deixando claro que, como sou advogado militante e vivo dos resultados financeiros da advocacia, obrigatoriamente, deveria dividir o meu dia entre a rotina de liderar a advocacia e a prática dos atos jurídicos de um advogado.

Desde o primeiro momento, percebi uma enorme dificuldade de concentração e, principalmente, de divisão do dia e do pensamento, tendo em vista que as demandas originadas da OAB/RN chegam durante as 24h do dia. Além dos diversos compromissos institucionais, são inúmeras reuniões, vários processos internos a serem despachados, decisões de gestão a serem tomadas e executadas, sessões do Conselho Estadual, viagens para participar das Sessões do Conselho Federal, entrevistas e eventos.

Tudo isso sem esquecer do WhatsApp… São pelo menos 100 (cem) mensagens a cada hora.

Entretanto, vencidos os primeiros 4 (quatro) meses, percebi que é possível, desde que com uma organização mínima, desempenhar as duas principais funções profissionais – Presidente da OAB/RN e advogado militante – sem esquecer aquelas de grande relevância como pessoa – esposo, pai, filho e amigo.

E qual o segredo para a referida conclusão?

A resposta é bastante simples: ROTINA.

Defino a ROTINA como uma organização mínima de uma AGENDA, em que a manhã tem uma destinação, a tarde tem outra e a noite possui espaço para outras atribuições, deixando evidenciado que a palavra NÃO deverá ser aplicada de vez enquanto, com a finalidade de defender o que está programado.

Como sempre tive a rotina de fazer exercício físico e cuidar da mente no início do dia, hoje estou encerrando a primeira semana do ano de 2025, em que os horários da corrida e da academia foram respeitados.

Já as idas ao escritório pela manhã e o direcionamento da tarde para a OAB/RN foram quase que totalmente atingidos, tendo inclusive sido traçados dias específicos para atendimento virtual, atendimento presencial e reuniões internas com os integrantes da gestão (setores, diretores e comissões), tudo isso sem esquecer as demandas que literalmente não controlamos.

Também apresentei a Coluna Visão Jurídica, que faço todas as terças-feiras, na Rádio Cidade, momento de troca de experiência, exercício da oratória, aprendizado e, em especial, um verdadeiro relaxamento.

Outra grande vitória da semana foi voltar à sala de aula, dentro do projeto de educação SEU RUMO, e compartilhar com alunos a experiência de ser advogado e a certeza que ainda vale à pena exercer uma profissão tão nobre e que poderá modificar a vida das pessoas e da sociedade.

Portanto, embora ainda esteja apenas no começo, tenho certeza de que a recuperação de parte de uma rotina, lógico que com o redirecionamento da rota, está possibilitando uma maior leveza do dia a dia e permitindo que as ideias debatidas com a advocacia durante a campanha passem a ser efetivadas.

A meta agora é o redesenho da rotina acadêmica, que se inicia com o presente artigo, uma gestão mais eficiente do WhatsApp, a retomada do convívio familiar mais intenso e a reaproximação de diversos amigos.

E quase que esquecia de dizer que, graças as inúmeras horas de viagens e o não costume de dormir no avião, a rotina de leitura já foi completamente restabelecida.

E VOCÊ costuma ter uma ROTINA?

Até a próxima reflexão…

Carlos Kelsen Silva dos Santos

Advogado, Sócio Gestor do Lucio Teixeira dos Santos Advogados, Especialista em Direito Privado: Civil e Empresarial, Mestre em Administração, Autor do livro “Planejamento Estratégico em Escritórios de Advocacia: a importância de planejar a prestação de serviços”, titular da coluna “Visão Jurídica”, que acontece todas as terças-feiras, durante o programa Cidade Notícias, na Rádio Cidade 94FM; integrante do projeto de educação jurídica @SEURUMO, Árbitro da Câmara de Arbitragem do Rio Grande do Norte – CAMARN e Presidente da OAB/RN.