
A criatividade e o talento de um policial Judicial da Justiça Federal na Paraíba acabam de ganhar forma nas páginas de uma revista em quadrinhos que promete conquistar colegas de profissão e leitores em geral. José Carlos Santos Filho, policial Judicial (APJ) há 13 anos e diretor do Núcleo de Administração da JFPB, é o autor do recém-lançado APEJOTA, uma produção original que mistura cultura popular, super-heróis e a rotina dos Policiais Judiciais de forma bem humorada e inovadora.
A obra nasceu de um cordel escrito por José Carlos. O autor explica que sempre gostou de ler histórias de super-herói e percebeu que era possível assimilar com a atuação da Polícia Judicial. “Escrevi a história em cordel e, em seguida, transformei em quadrinhos”, conta. O resultado é uma narrativa leve e envolvente, que retrata o dia a dia do policial Judicial com toques de humor e crítica construtiva.
Na primeira edição de APEJOTA, o leitor é apresentado a um policial Judicial que, ao enfrentar os desafios do trabalho, descobre em si um herói oculto. De forma divertida e inteligente, a história aborda temas importantes do segmento, como a valorização da função, as dificuldades administrativas e a força do coletivo. Tudo isso com ilustrações vibrantes e um roteiro dinâmico que prende a atenção do início ao fim.
Com a repercussão positiva do lançamento, José Carlos já vislumbra novas edições. “Sinto-me motivado a fazer outras edições. A cultura, a arte e as revistas em quadrinhos conseguem levar mensagens além-mar, que de nenhuma outra forma seria possível. As questões da Polícia Judicial são todas muito delicadas e de difícil tratamento com a Administração, essas histórias têm o poder de destravar temas complexos em minutos”, explica o autor.
Em uma mensagem aos Agentes da Polícia Judicial, José Carlos deseja a todos “uma boa leitura e peço que compartilhem essa história com todos os colegas e amigos.”
A AGEPOLJUS parabeniza o colega José Carlos Santos Filho pela iniciativa criativa e pela importante contribuição à valorização dos Policiais Judiciais. O APEJOTA é uma produção inédita, bem-humorada e corajosa, que oferece maior visibilidade aos Agentes e à segurança institucional de forma artística e acessível. “Que este seja apenas o primeiro de muitas edições!”, finaliza o Coordenador-Geral Darney Bessa.
FONTE: TRF-5 | FOTO: Reprodução/TRF-5