No último artigo que disponibilizei na Coluna Insights Jurídicos, inseri no título a seguinte indagação: “Qual a ADVOCACIA que precisamos?”, tendo concluído com a resposta a seguir: “a ADVOCACIA que precisamos é aquela em que a PROSPERIDADE seja a palavra de ordem.”

Como costumo fazer todos os finais de semana, acordar cedo é algo sempre muito prazeroso. Afinal, elejo o referido momento para a leitura, desconexão e muitas reflexões.

Hoje, após a leitura e escutando boas músicas, passei a direcionar os pensamentos ao escritório e a advocacia, em decorrência do DIA DO ADVOGADO.

Ao escrever ou mesmo participar de conversas e até reuniões, sempre elaboro perguntas objetivas, com a finalidade de facilitar e extrair algo conclusivo.

Baseado nisso, em dias de possíveis comemorações sempre questiono se temos algo a comemorar.

Como na vida tudo terá os dois lados – o bom e o ruim –, quando direciono o olhar para a ADVOCACIA, ouso afirmar que temos mais coisas BOAS para indicar e, por consequência, para comemorar.

Em tempos de mudanças significativas na sociedade, no conceito de justiça e na aplicação do direito aliado ao avanço tecnológico, tenho apontado dois conceitos indispensáveis ao exercício da advocacia: EMPREENDEDORISMO e GESTÃO.

Por empreender poderemos definir a prática de atitudes que possuem como finalidade a criação de novos formatos de prestar os serviços jurídicos, aproveitando as oportunidades do mercado e, em especial, avaliando os riscos envolvidos. Já por GESTÃO, temos a possibilidade de indicar o uso de técnicas para registro, medição e, em especial, gerenciamento das atividades de um escritório de advocacia.

Embora sejam conceitos pouco debatidos nas universidades e até mesmo em alguns escritórios, para exercer a advocacia de hoje, considero-os indispensáveis.

Exatamente por isso é que, ao parabenizar os ADVOGADOS pelo seu dia e resgatar o título do último artigo escrito nessa coluna – “Qual a ADVOCACIA que precisamos?”, aconselho-os a dedicar um pouco da atenção aos temas EMPREENDEDORISMO e GESTÃO, os quais sem dúvidas irão garantir uma ADVOCACIA próspera.

Até a próxima reflexão…

Carlos Kelsen Silva dos Santos

Advogado, Sócio Gestor do Lucio Teixeira dos Santos Advogados, Especialista em Direito Privado: Civil e Empresarial, Mestre em Administração, Autor do livro “Planejamento Estratégico em Escritórios de Advocacia: a importância de planejar a prestação de serviços”, titular da coluna “Visão Jurídica”, que acontece todas as terças-feiras, durante o programa Cidade Notícias, na Rádio Cidade 94FM; integrante do projeto de educação jurídica @SEU RUMO e Árbitro da Câmara de Arbitragem do Rio Grande do Norte – CAMARN.

FOTO: Reprodução/Internet